29 Set

Google Wave Beta lançado amanhã

É já amanhã que é lançada, embora a um conjunto restrito de 100 mil beta testers, aquela que se espera ser uma plataforma que irá revolucionar a Web tal como a conhecemos, tornando-a uma plataforma colaborativa com qualquer aplicação, sistema ou utilizador.

Desconhece-se ainda a forma como serão distribuídos os convites. Se for à semelhança do que terá acontecido com o Gmail ou com o Orkut, serão os actuais developers a distribuir os convites por pessoas do seu círculo mais chegado, que por sua vez terão acesso a convites que poderão distribuir a outras pessoas.

No entanto, a Google colocou desde o início a inscrição para os convites beta no seu site, sendo que a distribuição poderá também ser por “sorteio” e/ou amostragem.

A pensar neste lançamento, a Google lançou, na semana anterior, o plug-in Google Frame, que permite aos utilizadores do Internet Explorer emular algumas funções do Google Chrome, permitindo uma maior compatibilidade com o browser da Microsoft.




29 Set

Novo investimento no Twitter

A rede social Twitter, uma rede de microblogging famosa na Internet, anunciou um investimento profundo na sua plataforma.

Sem confirmar valores, estima-se na blogosfera que o investimento terá rondado os 100 milhões de dólares, e foi feito por empresas da área dos investimentos financeiros, como a T. Rowe Price e a Insight Venture Partners.

O  negócio envolveu também os actuais investidores Institutional Venture Partners, Spark Capital e Benchmark Capital.

Numa altura em que se fala cada vez mais na entrada de publicidade no Twitter, e onde ainda é desconhecido qual o modelo de negócio que sustenta esta rede social, espera-se então novidades para breve relativas ao financiamento desta plataforma.

29 Set

Nokia compra rede social Dopplr

A Nokia anunciou a aquisição da rede social Dopplr, uma rede destinada aos viajantes de todo o mundo. Com isto, a Nokia pretende afirmar-se com a sua plataforma de navegação Web, fornecendo serviços alargados aos seus telemóveis com navegação GPS incluída.

Assim, pretende-se que os utilizadores de Nokia tenham acesso a um conjunto acrescido de serviços, como dicas de restaurantes, pontos de interesse, hotéis, entre outros, podendo da mesma forma partilhar, em tempo real, as suas experiências de viagens.

Não há um anúncio oficial que envolva valores, mas estima-se que esta aquisição tenha rondado entre os 16 e os 22 milhões de dólares. Os escritórios da Dopplr estão divididos entre Londres e Helsínquia, empregando 7 funcionários. Estes colaboradores serão agora integrados nas equipas do gigante da indústria dos telemóveis.

A Nokia combate assim a cada vez maior expansão da concorrência, como os Blackberry, o iPhone e o Android, que tem funcionalidades que atraem cada vez mais os utilizadores. Relembre-se que a Nokia lançou recentemente o Ovi Portal, um portal de aquisição e download de software para os Smartphones da empresa filandesa.




23 Set

IDC Directions 2009 – As TIC na Estratégia das Organizações para a Retoma Económica

Detalhes do Evento
Apesar das perspectivas reais de estabilização económica e de retoma a médio prazo, o ambiente empresarial mantem elevados níveis de volatilidade e competitividade.

Neste contexto, CEO e CIO enfrentam um duplo desafio. Por um lado devem actuar de forma decisiva ao nível da gestão do risco e do controlo dos custos. Por outro, devem inovar e estabelecer bases seguras para a competitividade e o crescimento do negócio no médio e longo prazo.

Os estudos IDC sublinham que o impulso político dos programas de estímulo, e a própria dinâmica tecnológica do tecido económico, entre outros factores, estão a criar um novo cenário pós-crise económica.

Neste cenário, as TIC reforçarão ainda mais o seu estatuto como agente de mudança empresarial e suporte indispensável de estratégias de negócio de sucesso em condiçoes económicas e concorrenciais que irão continuar a ser extremamente exigentes.

É nesta conjuntura de grandes desafios que o Directions 2009 irá juntar especialistas e decisores nacionais e internacionais para analisar como as TIC estão a suportar o controlo de custos e a manutenção da competitividade, e antever a utilização das TI como uma plataforma consistente e flexível para o crescimento sustentável das empresas a médio e longo prazo, através da inovação.

Temas Propostos para Análise
. Como melhorar e tornar mais eficientes os processos empresariais ?
. Onde e como reduzir custos de negócio ?
. Quais os projectos de TIC que permitem o crescimento do negócio?
. Como gerir talentos e melhorar a eficácia dos recursos humanos
. Como usar as TIC como fonte de competitividade e inovação?

Read More

23 Set

Microsoft Security Essentials será lançado brevemente

O Microsoft Security Essentials é uma suite de antivírus e antispyware gratuita da Microsoft que substituirá o Windows Live OneCare, a versão licenciada de Antivírus que deixou de ser suportada e comercializada pela empresa.

Esta nova suite foi lançada como Beta em Junho deste ano, tendo sido testada por um conjunto de beta testers até à data actual, pelo que se encontra neste momento em fase de construção de RTM.

Como tal, a equipa responsável por esta área confirmou que a versão final do produto estará disponível nas próximas semanas.